Política de Negociação

Agora que já temos o cadastro do produto e da carteira, precisamos definir como as dívidas serão atualizadas e quais são as condições de negociação que as agências de cobrança poderão oferecer ao seu devedor.

A agência necessita desta orientação.

No meu a esquerda, basta selecionar a opção Negociação, opção Política de Negociação, e em sequencia, o botão INCLUIR
Para facilitar o processo, a UPPME disponibiliza várias assistentes. Vamos começar por aí, clicando na opção Assistente:

Ao escolher a opção "Utilizar Assistente" a seguinte tela é disponibilizada:

O sistema automaticamente identifica as carteiras que ainda não estão associadas a nenhuma Política de Negociação. Por este motivo não é possível criar a política de negociação, antes de se cadastrar as carteiras!

O sistema também permite selecionara cada uma das carteiras, ou todas as carteiras, conforme consta na imagem.

O assistente irá direcioná-lo.. pense: como as regras de negociação variam?

Dependendo do valor da dívida? Ou do seu atraso?

Ou, como é mais comum, podem variar de acordo com o atraso da dívida? Sim, porque normalmente, as condições para pagamento são diferentes em função do tempo: se está vencido há 10 dias, é um tratamento. Se está vencido há mais de 1 ano, outro tratamento, concorda? Como é na sua empresa.

As opções acima são:

1) são as mesmas, independentemente do valor da dívida ou do atraso

2) podem variar de acordo com o atraso da dívida

3) podem variar de acordo com o valor da dívida

4) podem variar de acordo com o valor da dívida e atraso

Para cada opção, existe um exemplo: basta clicar na opção “Preciso de um exemplo” e uma explicação surgirá, conforme tela abaixo.

Na dúvida você poderá seguir adiante, e, voltar a este ponto, caso entenda que não escolheu a melhor opção.

Como o mais comum é a dívida variar de acordo com o atraso da dívida – opção 2, vamos detalhar aqui como ficaria a política considerando esta situação.

Considerando então que varia em função do tempo de atraso, o próximo passo é definir quais são estes tempos.

Para incluir mais faixas, basta ir na opção +

Vamos incluir mais algumas faixas:

É preciso considerar todos os cenários. Assim, inclui como última opção 5.000 dias... mesmo que inicialmente sua carteira não tenha títulos vencidos há mais de 5.000 dias, é preciso considerar este cenário, pois caso contrário, os títulos que alcançarem este patamar ao longo do tempo, ficarão fora da sua política, e não poderão ser cobrados.

Seguindo, teremos uma tela que inicialmente pode parecer difícil, mas é só seguirmos o passo a passo:

  1. Como deverá ser a cobrança de juros? Os juros são simples ou compostos? Caso em seu contrato de prestação de serviço não especifique, recomendamos que deixe a opção SIMPLES.
  2. Seu contrato prevê multa? Se sim, como essa multa deve ser cobrada: considerando o valor original do débito ou o valor corrigido por juros? Na dúvida, deixe a opção Valor Original. Caso sua empresa não cobre multa, mais adiante você poderá informar o % de multa=0, assim, não terá problemas com este item.
  3. Como na fase anterior mencionamos que a política varia em função do prazo, para cada faixa criada, o sistema irá necessitar de configuração.
Muita calma, pois é mais fácil do que parece:

Em todas as faixas o sistema irá perguntar sobre a vigência desta política. A recomendação é incluir a data do dia, até um período bastante longo, para que sua política não seja desativada. No exemplo, iremos preencher como 2030.

Vejamos como ficará neste primeiro caso: nos títulos estão em atraso de 1 até 15 dias, ou seja, uma fase inicial da cobrança. Neste caso, não iremos conceder parcelamento, então, o número mínimo de parcelas e máximo será igual a 1. Iremos cobrar juros de 1% e multa de 2%, e não haverá qualquer tipo de desconto, nem de juros, nem de multa, muito menos sobre o valor principal.

Vamos fazer para a situação extrema, ou seja, mais antigo: neste caso, estamos incluindo a opção de negociar o débito em até 10 vezes, e também, informando a agência que poderá dar desconto de até 100% no valor dos juros e da multa. Veja bem: até 100%. Isso é uma estratégia de cobrança: a agência irá informar o devedor sobre o valor atualizado, com juros e multa. Na sequência, terá a liberdade para oferecer um desconto sobre os juros e a multa, e assim, ter mais chance de conseguir a negociação de um título que estava vencido há bastante tempo no seu contas a receber.

Algumas empresas chegam a ofertar desconto sobre o valor original da dívida. Se este for o caso da sua empresa, basta incluir o % no campo “% Desconto sobre Valor Original”.

Quando clicar em gravar, o sistema automaticamente gera as tabelas e faz a associação entre as carteiras e as tabelas de negociação. 
O próximo passo é inclusão de títulos!!
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