Produto e Carteira

Para acessar diariamente a plataforma você ir direto no nosso site e selecionar a opção ENTRAR no canto superior direito ou salvar o link https://portal.uppme.com.br em seus favoritos.

Basta incluir o nome de usuário e senha definidos no cadstramento, conforme demonstrado abaixo:

Essa será sua tela diária, seu painel de controle. Como você ainda não incluiu nenhum titulo, seus dados estarão em branco.

Vamos descrever cada campo, e depois, seguir para os cadastros básicos necessários para o início da operação:

Tudo na UPPME foi criado para ser intuitivo. É fácil entender do que se trata cada um destes campos:

Total dos Contratos: Numero total de contratos cadastrados na base e que estão disponível para serem cobrados. Contrato é um número único, que identifica o seu devedor na sua base. Pode ser o CNPJ ou CPF, uma ordem de serviço, ou até mesmo um número de contrato.

Total em valor: representa a soma de todos os contratos em aberto, disponível para serem cobrados.

Ticket Médio Base: é o valor médio dos seus contratos. Essa é uma informação muito importante dentro da plataforma, pois nos ajuda no direcionamento das estratégias de cobrança.

Acordos Formalizados: Representa o número total e acordos que estão válidos dentro do mês. E por que válidos? Quando um acordo é firmado, o sistema automaticamente atualiza esta informação neste campo. Após X dias depois do vencimento, caso o cliente não honre com o pagamento, o acordo é cancelado. Por isso dizemos que aqui estão a quantidade de acordos válidos.

Total de Pagamentos: todo o pagamento recebimento – dentro do Mês, é demonstrado aqui. No início do mês este valor é zerado, apenas para informação. Conforme consta no termo de uso, quando um boleto é pago, a parcela que cabe para a agência de cobrança é automaticamente descontada do valor, portanto, aqui estarão os valores já líquidos da comissão que foram recebidos para a sua empresa.

Comissão Paga: para o seu controle, ao lado dos pagamentos recebidos, está o valor de comissão que foi repassada para a agência de cobrança, ou seja, que foi automaticamente descontada do valor do boleto, pago pelo seu devedor.

Logo mais a baixo, temos os gráficos gerais comparativos. A composição destes gráficos irá variar em função da forma como é feita o cadastro de produtos e carteira, sendo assim, vamos repassar estes passos.

Estes dados serão automaticamente atualizados ao acessar. Os dados são atualizados de forma automática, sempre que clicar no logo UPPME, no meu a esquerda.

Cadastro de Produtos

Para cadastrar um produto, vamos clicar na opção "produto" na sessão cadastros básicos, no menu à esquerda da sua tela.

Como ainda não existem produtos, vamos clicar em incluir. A próxima tela será essa:

Produto pode ser os bens ou serviços que foram comercializados por sua empresa, ou seja, a origem do débito do seu devedor.

Tipo de Empresa Tipo de Produto
Escola Mensalidade Escolar
Distribuidora Distribuição de produtos (caso tenha uma marca específica, pode incluir a marca)
Locadora de Veículos Locação de veículos
Indústria Venda de produtos
Consultoria Prestação de serviços de consultoria
Fotografia Serviços de fotografia
Clínica de estética Pacote de Depilação a laser
Clínica de estética Cirurgia Plástica
Dentista Tratamento ortodôntico
Cabeleireiro Serviços de salão de cabelereiro

Lembre-se: o atendente de cobrança irá ligar para o seu devedor. Ele irá utilizar esta descrição de produto para que o devedor reconheça o seu débito.

Saudação: Bom dia/Boa tarde
Apresentação: Meu nome é Aline, da agência de cobrança XXX e falo da empresa XXX (sua empresa)
Confirmação: Gostaria de falar com o responsável pela empresa XXX (nome do seu devedor). Caso seja uma pessoa física, será um pouco diferente: Gostaria de falar com o Sr ou com a Sra XXX.
Esclarecimento: Consta em nosso sistema um débito no valor de ____ em aberto deste __/__/ referente a (AQUI ENTRA A DESCRIÇÃO DO PRODUTO). O senhor reconhece este débito?

Após efetuar o cadastro, basta clicar em INCLUIR.

Sua empresa poderá ter mais de um produto. Porém, este item precisa ser utilizado com cautela. No caso de um salão de cabelereiro por exemplo, não é necessário incluir como Produto todos os serviços prestados no salão. Neste caso, o nome do salão mais o produto serviços de cabeleireiro, é informação suficiente para que o devedor possa identificar o débito.

Caso seja necessário maior detalhamento, a agência de cobrança irá contatar o responsável pelo contrato, e solicitar mais informações sobre determinado débito, e repassar para o devedor.

Vejamos aqui um caso de sucesso da UPPME:

Um de nossos é uma empresa de fotografia, que fotografa a parte interna dos estabelecimentos, e, em parceria com o Google , inclui as fotos do interior dos ambientes na função Street View do Google Maps.

Assim, se um usuário está efetuando uma pesquisa sobre um restaurante ou uma pousada, é possível, além de ver as fotos da parte frontal – normalmente disponibilizadas pelo google Maps, poderá também, conhecer o interior destes estabelecimentos.

Ao efetuar o cadastro na UPPME, nosso entendeu que, somente a descrição – SERVIÇOS DE FOTOGRAFIA, poderia não ser suficiente para que os devedores identificassem exatamente o serviço prestado, assim, o administrador da empresa procurou caracterizar ainda mais sua descrição: SERVIÇOS DE FOTOGRAFIA -GOOGLE MAPS, pois é desta forma que os clientes dele reconheceriam o serviço que contrataram.

Cadastro de Carteira

Após cadastrarmos o produto, é necessário também cadastrar a carteira.

No mesmo menu, a opção carteira está logo abaixo de produtos.

Carteira é uma forma de dividir e classificar seus títulos, além disso, como mencionamos antes, os gráficos do seu painel de controle serão “quebrados” em linha com as suas carteiras, ou seja, poderão demonstrar os seus resultados por carteira.

Para definir carteira, existem duas recomendações:

1) A forma como sua empresa gostaria de controlar os resultados, como nestes exemplos:

  • Filial: Um dos nossos clientes incluiu cadastrou mais de 20 carteiras, uma para cada filial, pois era importante para ele, avaliar separadamente cada unidade.
  • Tipo de título: Nota Promissória ou Cheque – Nesta empresa, os processos para regularizar um débito que foi originário de uma nota promissória era diferente daqueles com cheque. Assim, eles criaram duas carteiras: uma para CHEQUE e outra para NP.
  • Tipo de cliente: Pessoa Física ou Pessoa Jurídica

2) Atribuição de formas diferenciadas de cobrança para alguns títulos, assim, recomendamos cadastrá-los em carteiras diferentes. Por exemplo:

  • Legado: Na carteira Legado um de nossos clientes incluiu todos aqueles títulos antigos, que nunca tinham sido cobrados. Para estes, as regras de negociação seriam totalmente diferentes dos clientes ativos.
  • Ativos: Aqui estariam aqueles clientes mais recentes.
UPPME © 2018 All Rights Reserved
termo de uso (html - pdf )